Quando pensamos em Eficiência Energética, pensamo-lo numa perspectiva de obter, para um mesmo nível de conforto, um consumo inferior de energia, isto aliado igualmente a uma utilização mais racional desta. Algumas medidas de utilização racional de energia, tal como apagar a luz quando saímos de um local, são simples de executar, no entanto estes gestos deverão ser complementados com tecnologias e/ou processos que traduzam uma redução de consumos pela via da eficiência nesta utilização.
A janela é um elemento da casa por onde se perde mais energia. Por isso, ter janelas de fraca qualidade implica logo desperdício de muita energia e dinheiro, pelo que haverá necessidade de instalar boas janelas com as quais poderá chegar a poupar até 70% no aquecimento e ar condicionado. O valor da transmissão térmica indica a quantidade de calor que se troca com o exterior, logo se as suas portas e janelas tem uma eficiência energética baixa, essa troca vai ser muito acentuada. No conjunto da fachada de um edifício o ponto débil é constituído pelos espaços ocos, (janelas e portas) sendo de especial importância escolher os valores adequados. O valor da transmissão térmica do espaço oco depende de dois elementos: o valor da transmissão da estrutura dos perfis, (UH,m) e valor da transmissão da estrutura do vidro (UH,v).
O Código Técnico, para determinadas zonas, orientações e superfícies de espaços ocos na fachada, exige valores muito elevados de isolamento térmico, e os sistemas KÖMMERLING são a escolha ideal pelo seu reduzido valor U. Os ensaios realizados sobre os perfis KÖMMERLING melhoram ainda mais estes valores. Por exemplo, o sistema EuroFutur alcança valores desde 1,3 W/m2 K. Em questão de poupança, a KÖMMERLING oferece sempre as melhores expectativas: